
Categoria: Artigos
Data: 20/01/2025
Pessoas em momentos de crise ou desespero, podem fazer afirmações ou perguntas desonestas para Deus e para seus amigos. A Bíblia nos mostra uma passagem bem conhecida onde os discípulos, em meio ao desespero no meio de uma grande tempestade, fizeram uma pergunta dessas ao próprio Senhor. Eles falaram: Senhor, não te importa que pereçamos?
Essa foi uma pergunta retórica que pressupunha que Jesus não tinha compaixão de suas vidas, pois estavam passando por um grande momento de total desespero e Ele estava dormindo na popa, demonstrando um certo desinteresse por eles. Não quero focar no fato que Jesus dormia porque tinha total controle da situação, mas na pergunta proferida pelos discípulos.
No momento de um grande desespero, passou pela mente deles que Jesus não cuidava e zelava por suas vidas, e eles disseram isso ao mestre com muita aflição. Talvez você já tenha passado por grandes dificuldades e falado coisas que não deveria ou até escutou certas palavras de pessoas que até chegou a duvidar que poderiam ter falado tais asneiras.
O fato é que pessoas podem fazer afirmações negativas ou até falsas na hora do desespero. Não quero aqui defender qualquer tipo de frases absurdas, mas quero lhe falar pra ter mais compaixão de pessoas que passam por momentos tristes e delicados. Momentos ruins não justificam atos pecaminosos, mas temos uma tendência maior em cometer certos tipos de coisas em momentos de desespero. Podemos duvidar de pessoas que amamos e até do próprio Deus, não foi isso que os discípulos fizeram?
Demonstre compaixão a pessoas que estão em momentos difíceis, foi isso que Jesus fez. Ele acordou e acalmou a tempestade. Você deve acalmar, com a graça de Deus, o coração de desesperados.
Em momentos de palavras de desânimo e dúvida, use textos com promessas de fidelidade, promessas de consolo e confie que o Espírito Santo vai te usar para abençoar o próximo.
E se você estiver no meio da tempestade? Descanse, tempestades passam e Deus continua cuidando de tudo!