Categoria: Artigos
Data: 13/01/2025
Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram.
Romanos 12.15 

Choro e dor são assuntos difíceis de se falar. No mundo onde os que choram ou passam por momentos delicados são julgados como fracos e depressivas, esse assunto fica difícil de ser abordado afinal, vencedores e campeões nunca passam dificuldades ou coisas parecidas. Talvez seja esse um dos motivos de nossa resistência em falar sobre esse assunto tão importante.
Pode prestar atenção o quanto isso a realidade desse tema é complicada: O que você faz quando vê alguém derramado em lágrimas? Possivelmente fica sem saber o que fazer ou falar, fica indeciso se diz alguma coisa ou reage de alguma forma para encorajar ou tirar a pessoa daquela situação terrível. Na verdade, lidamos com esse assunto sem saber muito o que fazer. 
Interessante que a Bíblia não trata esse assunto dessa forma. Grandes líderes extremamente conhecidos e até pessoas anônimas tiveram seus momentos de desespero. Nosso Senhor Jesus, como relatado na Palavra, chorou por mais de uma vez sentindo e compartilhando a dor das pessoas e sua maneira de lidar com esse assunto nos traz grandes lições.
A compaixão e forma de Jesus tratar com a dor nos expõe  um caminho diferente do demonstrado pelo mundo dos supostos vencedores invencíveis, ela mostra que além de  pessoas comuns sofrerem e chorarem,  os maiores vencedores do Reino Celeste são aqueles que não tem medo de desnudar sua humanidade caída e fraca ao outro. 
O texto citado de Romanos tem um contraste especial para nós, pessoas do século XXI. Ele nos traz uma verdadeira revolução quando tratamos de cuidar de pessoas em momento de dor. Escutamos especialistas falando sobre encorajamento ou a busca da raiz do problema, entre outros métodos atuais, e não quero aqui simplesmente ser contra métodos que podem ajudar de alguma forma, mas quero falar que a Bíblia está dando um outro caminho, o real caminho em momento de dor. Longe de jargões e frases de efeito, a Palavra de Deus nos propõe uma ação: chorar com aqueles que estão em desespero.
Obviamente isso nao significa o derramamento de lágrimas em favor do próximo apenas para cumprir as Escrituras, mas a demonstração que você foi tocado pela situação difícil do outro. Entender a dor do próximo é mais importante nesse momento do que conselhos sábios. O choro de empatia e compaixão fala mais que mil palavras. Em momentos de crise, pessoas não precisam de conselhos, elas necessitam saber que outros entendem e compartilham de sua dor. 
Mas e as palavras de encorajamento ou até a citação de versículos bíblicos, onde se encaixam nessa situação? Deixe que no tempo correto, o Espírito te conduzirá para usá-las. No tempo dEle, você fará os direcionamentos corretos, então espere com paciência o tempo do Senhor.
Seja um encorajador de pessoas em meio às lagrimas. 
 






Autor: Pastor Matheus Tinti Correa   |   Visualizações: 131 pessoas
Compartilhar: Facebook Twitter LinkedIn Whatsapp

Deixe seu comentário